Nível de spoiler: 6. O objetivo dessa postagem é fazer uma recomendação breve.
Followers (2020), drama japonês, ou j-drama, produzido pela Netflix, dirigido por Mika Ninagawa e estrelado por Miki Nakatani e Elaiza Ikeda, é uma obra de ficção ambientada em Tóquio, Japão.
Como uma grande fã dos dramas coreanos (doramas/k-dramas) e também com alguma experiência em dramas chineses (c-dramas), obviamente fiz comparações, e logo percebi que os japoneses são mais próximos dos brasileiros que os coreanos ou chineses: mais extrovertidos e festeiros, mais chegados ao contato físico e mais ousados. Pouco depois, assisti outro drama japonês, chamado "As Diversas Faces de Ito", e minha opinião se manteve.
Followers aborda muitos temas do universo feminino: gravidez, carreira, o medo de perder seu lugar no mercado de trabalho depois dos 50, relacionamentos, liberdade sexual, câncer de mama, balancear o trabalho com cuidar dos filhos. Mas o drama também fala sobre sonhos.
Natsume Hyakuta começa como entregadora de comida e figurante em alguns filmes, geralmente fazendo um papel breve de alguma personagem que logo morre. Seu maior sonho é ser uma atriz bem sucedida, ser dirigida por nomes como Quentin Tarantino. Limi Nara, uma fotógrafa prestigiada, sonha em ser mãe, mas não tem tempo para um relacionamento sério e tem dificuldades para engravidar. A vida das duas se cruza quando Natsume consegue um papel em um comercial e Limi tira uma foto dela durante a gravação, posta em suas redes sociais, e esta viraliza, gerando assim várias oportunidades para Natsume.