(Romance Is A Bonus Book, 2019. Atores: Lee Na-young, Lee Jong-suk)
As séries de drama sul-coreanos, também chamados de kdrama ou de doramas, consistem, em maioria, de uma temporada com 16 episódios de cerca de 1 hora e 10 minutos (é tipo uma novela reduzida). Até então, poucos tem dublagem em português, o que é uma pena, pois com ela alcançariam um público maior no Brasil. Porém, falando por experiência própria, afirmo que vale muito a pena deixar a preguiça de lado e ler as legendas! Parafraseando Bong Joon-ho: muita gente perde enredos incríveis por ignorar produções não dubladas em sua língua materna.
Além de me apresentar uma cultura muito divergente da brasileira e das produções estadunidenses, britânicas e mexicanas, que são comuns para telespectadores do Brasil, também pude conhecer atuações diferentes, um estilo próprio de contar histórias, trilhas sonoras em uma língua que eu não entendo (no entanto, com alguns trechos em inglês e algumas músicas inteiras em inglês), mas que eu me apaixonei com força. Praticamente conheci um mundo novo.
Indicações:
- Romance Is A Bonus Book
- Pousando No Amor
- Tudo Bem Não Ser Normal
- Memórias de Alhambra
- Love Alarm
- Holo, Meu Amor
Para quem se interessa por tecnologia, jogos, ação e suspense, indico Memórias de Alhambra. O drama se passa em parte em Granada, na Espanha, e também na Coréia do Sul. Tem pouco romance e tem um pouquinho de humor também. A narrativa gira em torno de um jogo de realidade aumentada e como ele acaba afetando a vida dos jogadores e dos criadores.
O meu favorito, Romance Is A Bonus Book, indico para aqueles que gostam de um romance fofo mas que não foca apenas no amor, fala também sobre a vida, carreira, aspirações pessoais, amizade. Aviso: grandes riscos de se apaixonar pelo Eun-ho (Lee Jong-suk). Boa parte da trama se passa em uma editora de livros ou em livrarias, então, se você curte livros, esse é um belo BÔNUS.
Para quem prefere séries mais curtinhas, Holo, Meu Amor e Love Alarm atendem mais ao seu gosto. As duas tem episódios com menos de uma hora (54 minutos no máximo) e menos episódios: Love Alarm tem 8, e vai ter segunda temporada, e Holo, Meu Amor, tem 12 episódios. Holo acabou me surpreendendo de forma bem positiva, porque, quando vi o trailer e o resumo, achei que teria uma história bem bobinha, esperei uma produção fraca, porém, acabei gostando muito da série. Love Alarm é mais voltado pra um público adolescente e talvez jovem adulto, é mais leve (apesar de também tratar de assuntos mais sérios ao longo da temporada) e fofinho.
Pousando No Amor, o primeiro dorama que eu assisti e pelo qual me apaixonei profundamente, foca muito em drama, romance, relações familiares (!!!), disputas por poder, questões políticas e, ao contrário do que estamos acostumados nas produções ocidentais atuais, paciência e persistência com o amor. Tudo Bem Não Ser Normal, que estou assistindo no momento, virou febre na Netflix e com mérito. Trata de doenças psiquiátricas/distúrbios psíquicos, romance, uma dose atraente de terror, e tem uma protagonista que não é bem o que você espera de uma personagem principal bonitona. Falando sério aqui, ela é muito linda, e brilhante como escritora, mas também é bem excêntrica.
Trilha Sonora:
Além de tramas interessantes, os doramas que eu já assisti contam também com trilhas sonoras marcantes. Vou deixar aqui a minha lista com as minhas músicas favoritas dos kdramas que indiquei:
- Wake Up - Élaine (Tudo Bem Não Ser Normal)
- Falling Again - KLANG (Love Alarm)
- Is You - Ailee (Memórias de Alhambra)
- Sigriswil - Kim Kyoung Hee (Pousando No Amor)
- Rainbow - Rothy (Romance Is A Bonus Book)
- Blooming Story - Tearliner ft. Jo Hae-jin (Love Alarm)
- A Song For My Brother - Hyun Bin (Pousando No Amor)
- In My Dreams - Tearliner ft. Love X Stereo (Love Alarm)
- Longing Hill - April 2nd (Pousando No Amor)
- Walking On Sunshine - Lee Hye Min (Romance Is A Bonus Book)
- Here I Am Again - Baek Yerin (Pousando No Amor)
- Love Again - Ji Pyeong Kwon ft. KLAZY (Holo, Meu Amor)
- Got You - Ga Eun (Tudo Bem Não Ser Normal)
- White Clouds - Soullette (Holo, Meu Amor)
(Holo, Meu Amor, 2020. Atores: Yoon Hyun-min, Ko Sung-hee)
Comentários extras com um pouco de spoiler:
Em quase todos os doramas, tem algum homem idoso que você vai odiar. hahahah
Todos os atores coreanos com menos de 40 anos tem a pele lisinha e quase reluzente. Pode reparar!
Fiquem à vontade para indicar outros doramas que não estejam no post! :)