sábado, 18 de julho de 2020

Lendo de Cabeça Para Baixo!

Ler de cabeça pra baixo? O que isso quer dizer?


 A capa rosa e bonitinha e talvez o título podem te induzir a pensar que esse é mais um livro adolescente sobre uma garota carismática de cerca de 17 anos (viu os livros e o porquinho da índia?) que vai se apaixonar no meio da narrativa e depois vai ter um final feliz e romântico. Mas não é nada disso.
 Lançado em 2019, o livro de Jo Platt tem como protagonista Rosalind Shaw, mais conhecida como Ros (pra todo mundo, não só os íntimos). Ros foi abandonada no altar e, como é de se esperar, ela desaba por conta disso. E, calma aí, meu caro leitOr: não, ela não passa o livro inteiro criticando os homens e suas condutas. Com o passar das páginas, acompanhamos outros relacionamentos dando errado (e histórias de outros que já terminaram) ao redor da vida de Ros e como os personagens lidam com o fim e com novas paixões. 
 Além da passagem do tempo, de trabalhar, beber com os amigos e passar algumas vergonhas ocasionais (porém divertidas), ao conhecer novas pessoas e perceber o valor das que já estavam presentes e de si mesma, o foco dos pensamentos da protagonista muda, tornando menos pesado o trauma e mais fácil seguir adiante. "Lendo de Cabeça Pra Baixo" é uma leitura leve (sim, mesmo com os rompimentos), sem excesso de detalhes e introspecções prolongadas da narradora (a própria personagem) e divertido. 

 Após a leitura da obra de Platt, concluí que ler de cabeça pra baixo significa enxergar a vida e os contextos que nos envolvem de uma forma torta. Após o abandono, Rosalind sente pena de si mesma e demora a voltar a enxergar seu potencial, sua beleza interna e externa, por conta de algo em que ela depositava suas esperanças e confiança e que não se concretizou. É quando retoma a consciência de quem ela realmente é e de que nem tudo é feito pra funcionar como queremos, que afinal percebe que UM fim não impede novos caminhos e conquistas.