sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Homem-Aranha 3 (2007)

 Assisti novamente o filme da franquia do diretor Sam Raimi que é considerado um dos piores filmes do Homem-Aranha. Eu mesma não gostava muito do filme, mas após reassistir tendo mais conhecimento do personagem e de seu universo, o subestimado terceiro filme subiu no meu conceito. 
 Antes de começar a explicar minhas razões, jogo aqui a minha lista do melhor para o pior filme do Homem-Aranha, na minha opinião: 

1. Homem-Aranha: No Aranhaverso
2. Homem-Aranha 2
3. Homem-Aranha 1
4. O Espetacular Homem-Aranha
5. Homem-Aranha 3
6. Homem-Aranha: De Volta Ao Lar
7. O Espetacular Homem-Aranha 2


1. Para começar, aqueles créditos iniciais da franquia com a musiquinha conhecida pelos fãs da mesma, que mostram também cenas marcantes dos filmes anteriores. <3 Bom, a trilha sonora do filme todo é muito boa. 
2. Lembranças do tio Ben, sendo sempre lembrado como um bom exemplo para adolescentes/homens mais jovens, dessa vez pelo diálogo que teve com Marko Flint (Homem-Areia) antes de ser baleado pelo mesmo.
3. Cenas de ação, web swinging/slinging e acrobacias no ar visualmente muito belas.
4. A história por trás das motivações do Homem-Areia foi bem construída e o diálogo que ele tem com o Homem-Aranha no final, contando como e porque a morte de Ben Parker ocorreu, é emocionante. Peter o perdoa após tanto tempo remoendo a morte do tio. A vida do aranha é cheia de cargas emocionais pesadas e não mostrar isso é tirar boa parte da essência do personagem.
5. Tia May contando como tio Ben a pediu em casamento e dando o seu anel de casamento para que Peter proponha casamento à Mary Jane! <3
6. O humor! Quem acompanha filmes de super heróis já notou há algum tempo que adicionar humor, sem exagerar, torna o negócio mais interessante. Uma cena que achei bem engraçada foi a que Betty Brant toca uma campainha a todo momento na mesa do JJJ para que ele tome o remédio. Quando ele acha o remédio certo, após duas tentativas, ela toca a campainha de novo, fazendo com que ele derrube tudo, só para lembrá-lo de beber bastante água. 
É isso, pessoal, sejam hidratados!
7. Harry ajudando o Homem-Aranha a lutar contra Venom e o Homem-Areia. Momento da morte do Harry, presentes Mary Jane e Peter. Parker e Osborn fazem definitivamente as pazes e se reafirmam melhores amigos, e ele se vai.
8. A destruição de Venom, arrancando-o de Eddie pelo barulho (fraqueza do simbionte). O Cabeça de Teia joga um daqueles brinquedinhos explosivos do Duende Verde nele, e Eddie, desesperado, pula para morrer junto com o simbionte. 
9. Referência à cena do espelho em que Norman conversa com si mesmo/Duende Verde no primeiro filme, quando Harry ouve a voz do falecido pai e começa a recuperar a memória e algumas delas até ficam confusas: ele se lembra de ter perguntado para Peter se o pai dele morreu e vê o amigo sorrindo, o que não aconteceu de verdade na cena real.  

DIÁLOGOS

 Após acreditar ter matado o Homem-Areia, Peter tem uma conversa com May, na qual diz a ela que o Homem-Aranha matou o vilão:
Peter: Ele merecia, não é?
May: Nós não temos o direito de decidir quem merece viver ou morrer.
Peter: Tia May, ele matou o tio Ben!
May: Tio Ben era tudo para nós, mas ele não queria que vivêssemos um segundo com vingança no coração. É como um veneno que pode nos dominar e em pouco tempo nos transforma em pessoas ruins... 

Peter para Eddie Brock: 
- Tá querendo paz, é? Vá à igreja!

Peter para Harry, após derrubá-lo:
- Olha o duende junior... Vai chorar?!?

Homem-Aranha e Eddie Brock:
Eddie: Oi, sou o novo fotógrafo! (Tira uma foto)
Aranha irônico: Ah, é, é?!?
Eddie: A partir de agora sou eu quem tira fotos suas pro Clarim, então sorria! Tá sorrindo?! (Aponta a câmera para outra foto) Tô brincando!
Aranha: Eu já tenho um fotógrafo.
Eddie: O Parker? Cá entre nós, ele é um amador. Já notou que as fotos dele te deixam inchado, meio gordinho?


MARY JANE WATSON

(Essa cena é tão fofa!)

 Nesse terceiro filme, eu finalmente vi fidelidade aos quadrinhos com relação à personagem. No primeiro filme, o decorrer dos fatos faz com que pensemos que Mary Jane gosta mais do Homem-Aranha do que do Peter Parker. No último, vemos o contrário: mesmo após o beijo em público do Cabeça de Teia na Gwen Stacy (querendo se mostrar para o público para inchar mais ainda o seu ego aranhesco) e do fiasco no quase pedido de casamento, quando Mary Jane tenta falar sobre seus problemas e Peter não fecha a matraca sobre o quanto o Homem-Aranha é incrível e sobre probleminhas que ele enfrenta com os haters, a ruiva ainda o procura para tentar convencê-lo a não fazer nenhuma besteira após saber através de tia May que o assassino de Ben era outro. "Todo mundo precisa de ajuda, Peter. Até o Homem-Aranha."
 No começo, vemos Peter Parker assistindo Mary Jane se apresentar na Broadway e babando pela ruiva: "hihi, é a minha namorada! *-*". Após a apresentação, Peter vai falar com ela, que não foi muito aplaudida, mas Peter começa a falar sobre propagação de ondas sonoras para que ela acredite que foi mais aplaudida do que pensa, e ela responde com um sorriso: você é muito nerd! Esse momento foi muito Mary Jane Watson e Peter Parker dos quadrinhos. 
 À pedido de Kirsten Dunst, que não aguentava mais que a personagem fosse uma donzela em apuros, o diretor permitiu que ela atirasse um bloco de concreto na cabeça de Venom, o que foi de grande ajuda para o aracnídeo. Nos quadrinhos, a personagem também procura se defender da forma como puder. Outros detalhes que notei foi a dança dela com Harry Osborn, enquanto cozinhavam, uma tentativa de mostrar o lado divertido da personagem, e também a forma como ela se vestiu: bem mais elegante do que nos filmes anteriores.
 Além disso, fico feliz que não tenham se esquecido do relacionamento abusivo que ela teve com o pai, quando MJ lê no jornal as críticas negativas de sua apresentação e comenta com Parker: "É que... quando leio essas coisas, parece que foi meu pai que escreveu."


 Agora, vamos aos pontos NEGATIVOS: 
FRANJA EMO


 A intenção dessa franja foi dar um ar mais sombrio e debochado para Peter, mas não foi a melhor solução, já que ele não pareceu sombrio, só um rapaz saindo da adolescência que gosta de fazer chapinha, e não combinou com o rosto do ator. Uma opção melhor teria sido trabalhar em uma expressão facial mais séria ou irritada em Tobey Maguire. As mudanças em seu comportamento causadas pelo simbionte envolveram egoísmo, passar vergonha agindo feito um idiota, explodir com as pessoas ao seu redor, agir por impulso, etc. O comportamento agressivo aparece na tentativa de matar o Homem-Areia, na briga com Harry Osborn e no restaurante em que MJ trabalha. Com tudo isso, a franja se tornou um detalhe totalmente dispensável e bobo.
Obs: A referência que fizeram à cena da dança esquisita em Homem-Aranha: No Aranhaverso ficou bem melhor!


VENOM



 Sendo justa, preciso começar dizendo que em 2007 a tecnologia de computação gráfica não era tão boa quanto a de 2018, mas duas coisas me desapontaram no visual do Venom/Eddie de Homem-Aranha 3: somente gritinhos e ausência de uma voz sombria, o tamanho e os dentes. Como mostra o quadrinho acima, o Venom é bem grandão e musculoso, pra ser assustador mesmo, e no filme ele apenas ficou mais musculoso do que o ator. Quanto aos dentes, não sei o motivo de terem editado os dentes do Eddie Brock enquanto usava o traje do Venom, mas ficou bem esquisito, inclusive ficaram amarelados:

(Antes do Venom/Com Venom)